Muitos se acostumam com o fato de que, com o passar do tempo, o computador fica mais lento. Já se deparou com esse problema, seja no computador pessoal ou na sua empresa?
A verdade é que, de uma forma ou de outra, é inevitável que haja queda de performance de um equipamento eletrônico com o passar dos anos. Porém, outra verdade é que a famosa “lentidão” pode ser minimizada (e muito) ou até mesmo adiada dependendo dos cuidados que o computador recebe ao longo de sua vida útil.
Principais fatores que causam lentidão
De modo geral, as principais situações que deixam um notebook ou desktop mais lento são:
- Ter programas ou arquivos inutilizados em excesso;
- Possuir programas que são executados automaticamente ao ligar o computador ou que rodam em segundo plano;
- Drivers desatualizados;
- HD com pouco espaço ou fragmentado;
- Memória RAM incompatível com a quantidade de atividades que você executa;
- Vírus e outras ameaças virtuais.
Eliminar essas causas de lentidão não é algo tão difícil quando se tem poucos computadores para gerenciar. Agora imagine em uma empresa que possui dezenas, centenas de máquinas sendo usadas todos os dias?
Locação x lentidão
Você deve estar se perguntando o que uma coisa tem a ver com a outra. E a resposta é simples. Quando sua empresa opta pelo aluguel de equipamentos, não precisa gastar energia e nem orçamento com uma equipe exclusiva para atendimento das demandas do parque de máquinas.
Toda responsabilidade pela manutenção, atualizações e acompanhamento da vida útil do notebook ou desktop é da empresa que faz a locação. Entenda melhor:
- Upgrades: A falta de atualizações é um dos maiores problemas da compra de equipamentos. Se não tiverem o acompanhamento necessário, notebooks e desktops podem parar de responder ou não conseguir mais acompanhar as atualizações de softwares necessárias para exercer determinadas funções. Isso pode ocasionar lentidão e falhas na segurança do aparelho, resultando na baixa produtividade da equipe;
- Manutenção: Com o modelo de locação de computadores, a assistência técnica é especializada, independente da marca dos equipamentos, a substituição é imediata quando necessário e as versões são sempre modernas e atualizadas. Quando o suporte técnico é acionado, ele acontece de maneira imediata, remoto ou in loco;
- Ciclo de vida: Terceirizando a locação de notebooks ou desktops, é possível contornar a “obsolescência programada” dos ativos de TI e ampliar o ciclo de vida, evitando o descarte eletrônico excessivo;
- Produtividade: A locação de hardware com uma empresa especializada garante manutenção e reposição de maneira rápida e eficaz, aumentando a produtividade e evitando que a equipe fique ociosa por causa de computadores lentos ou travados. Equipamentos modernos e atualizados ainda aprimoram o rendimento e a produtividade das equipes, sem perdas, já que a configuração das máquinas é feita sob medida para cada uso, projeto ou perfil de cargo profissional a utilizá-las.